quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como funciona o seguro desemprego no Quebec

Quando perdi o emprego nem pensei em ir atras do seguro desemprego por aqui, estava confiante q nao iria demorar nada p/ arrumar outra coisa. Engano meu, demorei 1 mes exato, e 1 mes sem renda. As contas continuavam vindo, e o emprego da Anna iria segurar as pontas, mas nao poderiamos nos divertir como haviamos planejado pelos meses anteriores. Eu estava frustrado... juntei dinheiro p/ ir esquiar e ele seria gasto pagando conta.... GRRRRRRRR !!!!! :@

Numa conversa com o Patrick ele comentou rapidamente o valor que eu receberia se pedisse o seguro desemprego e resolvi ir atras, ja q estava começando a tomar mais tempo p/ pegar um outro trabalho que eu imaginava.

O mais chato foi o preenchimento do formulario inicial, como ja comentei por aqui semanas atras. Ok... semanas passaram e comecei a trabalhar. E o seguro desemprego? Como ficaria? Eu teria de avisar ao Services Canada q ja havia conseguido uma renda? Seria q iriam mandar a policia aqui em casa me acusando de esteliontário ??? Afinal... o q eu deveria fazer !??!! Cancelar foi a primeira coisa q pensei, entao, sexta passada fui no Services Canada aqui proximo de casa e fui tirar a duvida em pessoa.

Ao ser atendido pela recepcionista logo foi instalada a confusao de ideias novas, afinal eu comentei meu caso e perguntei se eu deveria cancelar o pedido. Ela me olhou com uma cara de "...de que planeta vc veio???" e perguntou apenas "...mas pq vc quer cancelar?"
- Ué... nao sei, o q devo fazer? Eu nunca pedid isso antes por aqui.
Ela agendou um "conselheiro de emprego" para mim, e alguns 5 minutos depois fui atendido.

Comentei minha duvida e o simpatico senhor me deu uma breve aula de como funciona o seguro desemprego aqui.

1. Ao perdermos um emprego, se quisermos garantir nosso direito devemos primeiramente pedir o Relevé d'Emploi de nossos emrpegadores dos ultimos 1 ou 2 anos... nao estou certo. Como so tenho 1 ano, nem prestei atencao a esse detalhe.

2. Relevés d'Emplois a mao, internet ao alcance, e maos a obra preencher a Demande de Assurance Emploi. Essa é a pior parte de tudo. Sobreviveu? Ótimo, agora começa a novidade.

OBS 1 : As duas primeiras semanas de desemprego nao são pagas. A partir da terceira semana começa a ser contabilizado o período que valera como asseguravel.
OBS 2: Nós temos o prazo de 4 semanas a partir da data de demissao p/ entrar com o pedido de seguro desemprego, senao perde o direito.
OBS 3: A demora p/ começar a receber as parcelas do seguro é um pouco longo. Pelo q me falaram gira em torno de 1 a 2 meses, geralmente começando em 1 1/2 mês.

3. O dossier aberto ali em cima no passo "1" tem a validade de 1 ano. (detalhe importante.... vera pq)

4. A cada 2 semanas devemos voltar a pagina do site do Services Canada p/ fazer o update de nossa situacao. Pergunta-se se encontramos um trabalho, se fomos pagos nesse periodo, se nao fomos... etc. Sao 6 perguntas q podem ser recursivas. (assim q eu fizer isso pela primeira vez colocarei as questoes aqui :)

5. Se encontrarmos um trabalho, ótimo! Vc pode ignorar o tal período de renovacao dos seus dados com o Services Canada (S.C.) e continuar sua vida. Vc nao é obrigado a continuar a informar o S.C. sobre sua situacao. Seu dossier será fechado e caso tenha de pedir o seguro novamente, terá de recomeçar todo o processo... preenchendo a maldita demanda. Mas se preferir continuar a cada 2 semanas declarar seu status, tudo bem. Mas qual o benefício de fazer isso?
Imaginemos um professor, ou um operario de contrucao civil, que possuem periodos sazonais de trabalho. Se prosseguirmos com a declaracao a cada 14 dias sempre q entrarmos nesses periodos, ou caso percamos novamente o emprego o governo detectara nas declaracoes e nós automaticamente receberemos nossos direitos. O contrário tb acontece se encontrarmos um trabalho, seremos pago apenas pelo periodo sem remuneracao.

Ahhhh...agora sim! Por isso q a mulher me olhou com cara de ET. Pq cancelar se eu posso continuar e garantir que eu va receber por cada semana q eu nao trabalhar nas proximas 52 semanas? Sim... vale a pena voltar a cada 14 dias e perder 5 minutos respondendo se ainda estou trabalhando.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Um ano de Québec, um ano de saudades

Sempre soube terminar os poemas que falam de saudade, de amores finitos, mas nunca começa-los,
pois o início tem gosto de ausência, tem cheiro de perda, tem peso de outrora.

Amores passados, perdidos, partidos, apenas convidam ao silêncio, e a confissão, e a solidão, florescem implacáveis na ponta da língua, como brados, como adagas, e então ao pretender o afago, apenas desenho um lamento profundo, e ao tentar esquecer o inesquecível implanto as lembranças na retina da memória, que dói como se fosse o dia da partida e não a hora das reminiscências.

Mas, sim : aprendi a dizer que nao te esqueço; que o eco dos teus pés que já foram o meu chão, retumba a cada passo que caminho nesta doce amargura canadense, escondida entre loiríssimos cabelos e branquissímas mentiras.

Revejo os instantes e vejo que o tempo, a destempo, ensina a dizer que te amo, que te lembro quando é tarde, quando a noite do tempo deitou-se para sempre entre nós, como água sem barco, como margem sem rio como um dia sem horas.

Difícil começar a dizer da saudade que sofro, da angústia que vivo, da dor que me ataca, da culpa que sinto que não é vã, mas justa:mea culpa, mea máxima culpa.

E os minutos, esses que teimam em ficar horas a lembrar-te; e as horas, que ficam dias teimando em reviver os instantes que nao voltam, apenas desamarram as palavras que impunes e sem medo se escrevem letra a letra lapidando um pedido de socorro, rabiscando um retorno ao passado, esculpindo um desejo de futuro, conquistando uma chance de ventura.

Sim, não nego:quis contruir uma ponte de amor,um dizer de saudade, um grito de esperança, um pedido de clemência.
Nem mais, nem menos, nem muito ou pouco, nem tarde ou nunca: um tudo ou nada.

Sim, um poema de amor manchado de saudade, pintado em cor remoso, é o que tento iniciar e não consigo, pois dizendo que sim, que te amo e não te esqueço, nao começo, mas termino.

E isso faço, começo terminando com um resto de esperança, que é o fim de todos os princípios, e repito, como um disco, que te amo, que te amo, e que deixar-te foi tão duro como te saber distante.

E termino começando, pronunciando o teu nome, o que até agora apenas me atrevia: vivendo de amor, e não morrendo, suando de ternura e não de angústia, gritando de esperança e nao de raiva, é como digo que TE AMO, meu Brasil nunca esquecido.



Anna Claudia
(meu primeiro post)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

1 ano no Quebec !!! :D

Hj fazemos um ano de Québec! Um ano de correria, ajustes, coisas novas... a cada dia.
Durante todos esse período nos estabelecemos em 2 endereços diferentes, fizemos varias amizades, perdemos algumas, descobrimos os prazeres do verao daqui, do inverno, e tb os desprazeres de viver em um lugar mais atrasado em muita coisa em relação "terceiro mundo", apesar de mais rico e seguro.
Vou fazer um pequeno resumo desse ano, repetindo algumas coisas q ja falei aqui, mas apenas com a intencao de listar como foi que os planos aconteceram, ou tiveram de ser modificados.

Moradia
Nossa ideia era chegar com algo ja alugado. Pesquisei algumas coisas e nao encontrei nada que me deixasse seguro em alugar sem ver de perto. Nosso amigo Pedro indicou uma amiga de Gana q estava deixando seu 4 1/2 antes do fim do contrato. 2 meses antes de nossa chegada conversei com ela via e-mail e resolvemos pegar o apartamento até julho. Ao chegarmos entrei em contato com ela... e ela furou. Entrei em depressao por um dia, e no dia seguinte saimos a luta. Graças a Dafne, esposa do Pedro, convenceu outra amiga (até entao :) de alugar o 2 1/2 q estava parado para nos. Ficamos la ate julho, quando saimos p/ o q deveria ser o aparmanto definitivo. Mas julho chegou e vimos q o q haviamos alugado era um tanto quanto velho, e os detalhes q antes nao vimos devido a rapida corrida q demos no dia que o conhecemos, foram aparecendo ao longo dos meses seguintes, alem dos milhares de problemas novos que fomos sorteados. Goteira na cozinha sobre o fogao, rato visitando nosso armario da cozinha, correntes de ar durante o inverno, porta principal q nao fechava mais devido ao batente estar cedendo, rachadoras na parede que reaparecem apos passar massa corrida... ufa... e para terminar, uma concierge q como sempre falo, é a mesma coisa q nada. Entramos na justiça para abandonar nosso bail, e nossa audiencia sera dia 03 de março. Veremos o q acontecerá em breve. O que importa é q o apartamento definitivo de verdade ja esta garantido para julho próximo. Lá sim estaremos muito bem estabelecidos por um longo longo tempo!


Língua
Cheguei aqui com um frances comunicavel, e uma compreensao mediana. A Anna só chegou com o medo da lingua, de fala-la ou de escuta-la. Dois meses apos nossa chegada foram suficiente p/ desbloquear o frances da Anna, e o meu frances foi ficando cada vez mais tranquilo. Apos um emprego de um mes a Anna ja podia se comunicar um pouco, e com as aulas de frances do Centre du Phénix ela ficou mais segura. Tres semanas de francisacao para ela foram o suficiente para ela notar q ela perderia muito tempo la enquanto poderia aprender o mesmo e ganhar dinheiro enquanto isso. Foi ai que ela saiu para a vida e seu frances deslachou, trabalhando como camareira. Foi algo impressionante como ela aprendeu a lingua, mas agora falta estudar p/ fala-la bem.... ou melhor, precisamos.
Eu ainda tenho reclamacoes com o meu frances, mas com certeza esta umas 5x melhor do que quando cheguei. Nao estudo por conta própria, e enquanto trabalhava durante a noite nao sobrava tempo p/ estudar nos cursos que acontecem durante o dia. Incompatibilidade de horarios. Ainda tenho essa pendencia para cumprir, mas acredito q so sera possivel quando eu trabalhar num horario de gente normal.

Estudos
Estudar frances, para depois nos tornarmos alunos de algum curso profissionalizante. Era essa nossa ideia. A principio iria virar carpinteiro, mas descobri q meu corpo poderia nao aguentar. Mudei p/ desenhista em AutoCAD, mas como nao tenho visto mais ofertas de emprego como antes, desisti tb. Pensei em retornar a informatica, e é essa a ideia atual, coisa q nao precisarei estudar mais nada... heheh. A Anna ainda esta se decidindo o q fazer da vida. Nao esta com tanta pressa. A unica coisa q nos falta nesse momento é estudar a lingua... Demos muita enfase em termos um conforto razoeavel em nossa casa q acabamos sem tempo p/ nos dedicar a um curso de frances. Sem um bom dominio da língua, as boas oportunidades se fecham e ficamos presos a empreguinhos sem-vergonhas.

Trabalho
Fizemos um tour de carreiras nesses ultimos 12 meses. Começamos com um salario de 8,5/h cada um na fabrica de doces, e o que era para ser 40h/semana se mostraram ser umas 20hs/semana. Saimos, virei metalurgico por 3 semanas a 10,25/h, sai para um redirecionamento profissional e virei montador eletronico apos 2 meses. 5 meses numa boa compania e graças a crise americana fui demitido. Agora estou temporariamente em outra metalurgica, até q uma boa oportunidade na area de informatica apareça. A Anna virou camareira por meses, começando a 12,75 e ao sair ela ganhava 13,57/h. Ainda trabalhou por uma semana na rede Fairmont em La Malbaie, mas depois disso caiu o salario ao entrar no supermercado Le Jardin Mobile onde esta nesse momento.

A mudança de emprego é muito fácil durante os meses menos frios. O inverno nos mostrou q perder o emprego nessa época nao é bom negocio se vc nao estiver preparado economicamente para esperar uma boa oportunidade para os meses seguintes. Os sub-empregos ficam bem disputados durante o inverno.
Ao chegarmos eu me dava ao luxo de escolher o q eu gostaria de fazer, recusando as vezes varias propostas de trabalho num mesmo dia. A Anna ao ser contratada como camareira pela primeira vez ficou recebendo ligacoes de outros hoteis ate mais de uma semana depois de ja ter começado. A rede hoteleira contrata bastante, mas é um serviço quase q escravo.
Metalurgicas tb pedem muita mao de obra, mas realmente nao é serviço p/ qq um, alem de vc nao praticar muito a lingua, pois as pessoas q trabalham por la nao sao la muito simpaticas e nao nos inspiram muita conversa...rs. Conversar com imigrantes nesses sub-empregos é o q distrai, pois sao os que geralmente possuem mais cultura e tb estao la por uma necessidade temporaria.
Para pegar um sub-emprego, deve-se estar com seus objetivos bem definidos e nao perde-los de foco. A batalha nao é facil, mas para quem é persistente, aqui ainda há espaço p/ vencedores.

Lazer / Cultura
Chegamos no inverno, sem muito dinheiro para lazer, e muitas obrigacoes a serem cumpridas. Nao aproveitamos os prazeres dos nossos primeiros meses, nem dos segundos...muito menos dos terceiros :) Somente curtimos um pouco o Festival de Verao, algumas festividades gratuitas dos 400 anos da cidade. Ao estarmos os dois trabalhando, comecei um planejamento p/ nao perdermos a oportunidade de aproveitar o inverno seguinte. O primeiro ano para nós nao foi dos mais divertidos, mas as ultimas semanas têm sido as mais divertidas dos ultimos tempos. Compramos nossos patins de gelo, esquiamos algumas vezes, conhecemos muitas pessoas, fizemos diversos passeios e o ano que se segue promete mais, pois agora sabemos onde podemos gastar nosso tempo livre. Com dinheiro no bolso tudo fica mais divertido...rs.

Consumo
Consumir faz parte de nossa cultura, e a daqui tb. Visto q pra qq coisa aqui é necessario ter um historico de credito (mesmo p/ pegar um plano de celular pós-pago) priorizei isso logo na primeira semana q chegamos. Tentamos alguns creditos meses depois q chegamos e fomos recusados. 8 meses depois de nossa chegada e as portas ja estavam se abrindo... 10 meses elas estavam escancaradas com um gigantesco cartaz dizendo "COMPRE! COMPRE!". Pegar um cartao de credito ao chegarmos foi uma das coisas mais certas q tinha e mente e que fiz. Um ano depois, tenho certeza de ja poder entrar em algum lugar e poder comprar o que me der na telha, mesmo sabendo nao ter dinheiro para isso. Auto-controle, uma boa educacao financeira e planejamento domestico sao virtudes para todos aqueles q nao queiram se queimar com a possibilidade de se enforcar tao facilmente aqui, comprando besteiras. A tentaçao foi grande, mas um segurava o outro.

Economia / Finanças
Ahhhh economiaaaa.... mas existiu economia por aqui? A quantidade de gastos nesse ano foi recorde! Nem vou perder tempo convertendo dolares em reais, pois os reais agora sao totalmente irreais... sao fruto de nossa lembrança !
Vejamos alguns graficos. Mesmo sem as cifras vcs poderao ter ideia do que foi esse ano.

Foram gastos no total mais de 40.000 dolares no ano...

As maiores despesas foram o Carro (se somarmos todos os custos q ele envolve, como gasolina, licença, habilitação, manutencao e ate lavagem), as compras para a casa (desde copos até a cama), o aluguel, comida (e olha q ainda pegamos ajuda alimentar da igreja por algum bom tempo).
Alguns dados que gostaria de comentar:
  • aluguel = 6200
  • compras da casa = 7900 (95% delas 0km)
  • gasolina = 1300 (houve muita flutuacao de preço no ano)
  • telefone + internet = 900 (mais importante q tv a cabo)
  • onibus da Anna = 700 (a sofredora da casa...rs)
  • celular = 1000 (compra dos aparelhos + plano casal com ligacao livre entre os dois)
  • eletricidade = 280 (o aquecimento sempre esteve incluso no aluguel)
Os dados nao estao completos pois faltou 1 mes na contabilidade, mas ja da para se ter uma ideia como o dinheiro voa... seja aqui, seja no Brasil.

Para conseguirmos montar a casa, comprar roupas de inverno e ainda juntar dinheiro p/ nos divertirmos na estacao do fim do ano tudo ao mesmo tempo, tomei a estratégia que li acredito lá no site da transunion que sugere "poupe antes de seus compromissos", ou algo do genero. Segui essa filosofia e ela acabou nos dando uma base p/ alem de nos divertirmos, pudemos ficar os dois desempregados sem tanto aperto, mas por pouco tempo. Gostei da estratégia... e assim q as coisas voltarem a melhorar voltaremos a segui-la.

O ponto que mais importa... mesmo com 2 empreguinhos de meia-tigela a economia esta na direcáo certa... PARA CIMA!! :D




Integração
É uma coisa q ainda nao aconteceu direito. Conhecemos as pessoas, mas amigos mesmo só brasileiros, mexicanos e nacionalidades diversas... Quem sabe um dia, com um emprego mais fixo, melhor, e com gente menos ignorante (...rs...) isso possa acontecer... Nao estou mais preocupado com isso. Se eles nao gostam muito de se misturar, que pena para eles.

O tempo e nossos planos
E o q faremos daqui para frente? "O de sempre Pink, vamos dominar o mundo!!!"

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O apartamento definitivo, enfim!! :D

Acertamos o ap que ficaremos por lonnngos e longos anos !!! :D

Depois de um ano sofrendo nessa predio de madeira da fabula dos "très porquinhos", nosso pedido de aluguel foi aceito p/ o novo apartamento.

Aqui como muitos ja sabem, existe procedimentos diferentes p/ alugar algo p/ morar. Após encontrar um apartamento p/ onde queira se mudar, vc assina o bail, paga uma quantia p/ segurar a reserva (que eu saiba o que esta dentro da lei é até 50% do valor do primeiro aluguel), e espera a aprovação do proprietário para saber se vc foi aceito como seu mais novo inquilino. Para ser negado um bail, deve-se haver uma boa explicação por parte do proprietário. Motivos como atrasos de aluguel, problemas com vizinhos, nao cumprimento das normas do condominio...etc podem ser razao suficiente p/ o nao aceitamento de seu pedido. Como nao sou um amante de leitura de leis, acredito q maiores detalhes podem ser encontrados no site oficial da Régie du Logement.

Eu estava com receio de nao ser aceito pois temos uma ação na Régie du Logement contra o proprietário de nosso atual ap. Entao, no meio desse procedimento de assinatura de bail e aprovaçõ, a pessoa responsavel pela elaboracao do bail (nem sempre o proprietário) geralmente liga p/ o endereço anterior p/ saber das referencias do futuro inquilino. Como nossa concierge é "simpática" (falsa pacas!) e nao serve para nada, estava pensando q de repente tudo poderia acontecer. Falarem mal de nós por causa de nossa açao... falarem mal devido as cobranças q tenho feito a concierge (sempre de forma educada e politica) nos ultimos 6 meses, e sempre sem efeito algum.... etc. Mas ainda bem q tudo aconteceu bem e logo moraremos num ap de concreto, com elevador (chique hein !??!?!....rs), sacada, boa localizacao (onibus, comercio, escola e CLSC), fora a possibilidade de ter uma vaga climatizada!!! Preço? Poderia ser por apenas 100 dolares a mais do que pagamos aqui atualemente, no total de 730 doalres, masssss... como pedimos p/ trocarem o carpete por piso de madeira flutuante, o preço acabará subindo um pouco mais.
Nossa amiga Miriam se mudará p/ o mesmo predio, mas p/ um 5 1/2. Assim, quando a Anna ficou sabendo da novidade, ja nos escalou p/ assumirmos o 4 1/2 dela. Uma semana de suspense e a resposta da aceitacao de nosso pedido e a resposta positiva foi recebida, pelo telefone. Nossa copia do bail chegara em breve em casa pelo correio.
Detalhe, ao assinar o bail comentei q a Anna trabalhava num emprego de uma remuneração nao das melhores, que eu estava desempregado mas começaria na semana seguinte como um "assembleur de foier" e em nenhum momento enfeitei nossa situacao de dureza atual. Ou seja... fui realista e nem floreei nada. Mesmo assim entraremos lá dia 1 de julho......

OBS: estamos duros...mas isso nao significa q paramos de esquiar...hahahahha :P A nevasca de quinta e sexta valeram otimas horas no Le Relais !!!! :D To aqui agora...so me recuperando p/ mais uma semana de musculaçao no trabalho :(

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pedindo seguro desemprego - chômage

Fiquei desempregado aqui do dia 13 de janeiro a 13 de fevereiro. Semana q vem acaba a moleza, a frequencia dos posts diminuira pois vida de peao cansa, e quando chegamos em casa queremos mais é amenidades e nao responsabilidades.
Nesse tempo q fiquei sem trabalho aproveitei o tempo para procurar um novo emprego, e tb acabei mudando o foco dos planos futuros. A crise e/ou o inverno afetaram muito a oferta de trabalho sem alguma especializacao, assim tomou mais tempo q o normal p/ arrumar algo que fosse capaz de pagar as contas. Enquanto nao encontrava o q fazer acabei indo no CLE procurar info sobre o programa PRIIME (a novela ainda nao acabou... logo vai render um post com minha experiencia lá), e tb procurei o tal seguro-desemprego daqui lá no Services Canada.

Em relação ao seguro desemprego, tudo começou com a dica do Patrick de procurar isso. Eu ja estava a algumas semanas sem obter qq resposta das ofertas q eu estava correndo atras, e isso estava me deixando preocupado. A Anna tb nao estava trabalhando e como o seguro demora p/ sair decidi-me em pegar essa ajuda do governo a contra-gosto. Liguei p/ meus empregadores anteriores e pedi o "relevé d'emploi". A Quantum foi tranquilo, e com a Randstad nao sei se a garota nao entendeu o q eu pedi ou se ela falou algo q compreendi errado, mas achei ter escutado dela q eles preencheriam toda a papelada p/ pedir o seguro p/ mim. Fiquei feliz e triste ao mesmo tempo, pois nao precisaria me preocupar em fazer aquela burocracia, mas tb nao saberia como faze-la se precisasse novamente. Numa segunda ligacao descobri o engano e vi que eles apenas enviariam o releve para mim. Ok, engano desfeito e releves na mao fui a internet preencher o pedido do seguro.
Meu deus.... mas q formulariozinho desgraçado!!! Perdi varias horas levantando informacoes que seriam pedidas durante o preenchimento q nao estao explicitamente demonstradas nos relevés. exemplo? Eu q tive 2 empregos (Quantum e Randstad) no ultimo ano, mas em 3 locais diferentes (L'Original, Corbec e Olympus) tive tb algumas semanas sem trabalho entre cada emprego. Pois é... tinha de especificar por exemplo:
- as semanas que nao tive rendimento algum nos ultimos 2 anos de Canada
- as semanas que tive rendimento entre $0 CAD e $225 CAD
- os rendimentos de cada semana
Isso até foi facil, pois por acaso eu ja tinha uma planilha com todos nossos ganhos lançados, semana por semana... fiz alguns ajustes p/ ficar no padrao necessario e o resto foi responder perguntas, mas muuuitas perguntas. Muito extenso o formulario. So faço isso de novo se precisar demais!

Fui ao Services Canada p/ a entrega dos relevés d'emploi e me informaram q as duas primeiras semanas de desemprego nao sao pagas. Da terceira p/ frente pagam em torno de 55% do seu salario dos ultimos meses, retroativo a segunda semana da perca do emprego.
Como pedi o seguro e logo depois recebi a noticia q iria trabalhar la pelo meio do mes, deixei rolando pois sabe-se la se o empregador muda de ideia... é melhor estar previnido. Agora terei de acumular umas 450 horas p/ poder pensar em pedir seguro novamente. Mas estarei trabalhando e correndo atras p/ voltar p/ a area. Isso ainda podera levar um tempo, mas vai acontecer...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Um histórico de alergia no Quebec

A Anna tem alergia a humidade. Se ela entra num ambiente humido o nariz dela ja começa a reclamar. Fica irritado, começa a coçar... ela começa a reclamar, mas no final ela sobrevive aos milhares de espirros. Inclusive eu nao entendo pq ela nao reclama na piscina nem no chuveiro....rs. Bom... ainda bem !!! :D

Mas o histórico dela em relaçao a alergia nos surpreendeu um pouco. sempre ouviamos falar q o Quebec é extremamente humido, que o calor daqui era comparavel com o do Brasil... etc. Entao ja pensamos que ela teria grandes problemas por aqui.

Chegamos no final do pico do inverno de 2008 e dito e feito, ela entrou em crise profunda. A primeira coisa q fez ao chegar na cidade foi atravessar a rua e ir na farmacia comprar uma caixa de Allegra. Detalhe importante: para comprar anti-alérgicos nao é necessario receita por aqui. O quarto onde ficamos na primeira semana era no subsolo, e era bem humido. O Pedro colocou um desumidificador la e resolveu o problema. Ela viveu a base de Allegra por toda aquela semana.

Nas semanas seguintes a crise foi diminuindo, a ponto de desaparecer. O Allegra ficou encostado por um bom tempo.

Por volta de maio daquele ano, a neve ainda nao avia derretido por completo, afinal foram 5 metros e meio de neve durante o inverno, e precisaria de muita chuva p/ derreter tudo aquilo. O polém começou a circular mas eu nao avisei a ela, para nao despertar a alergia psicologica. Pelo q eu me lembro, durante a primavera ela nao precisou recorrer ao Allegra, e essa era a época mais problematica p/ alérgicos a polém, segundo a Meteomídia. No inicio da primavera a meteomídia começa a colocar no site um relatorio de polen. P/ quem é preocupado com o assunto vale a pena dar uma conferida.

Resumindo entao, entre maio e novembro ela mal precisou do Allegra, tendo lançado mão a ele principalmente no outono, época q por acaso me pareceu q choveu mais q no verao.

Voltamos a entrar no inverno e mais uma vez ela encostou sua amada caixinha de anti-alergico p/ a estacao seguinte. A única coisa q tem reclamado é q seu nariz tem sangrado muito, devido a falta de humidade dentro dos ambientes fechados. Mas ela esta feliz... mesmo de nariz vermelho...rs.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

As temperaturas do inverno até agora

Meu mantra de todo dia é... ligar o computador... meteomídia.... temperatura das ultimas 24hs...
Anoto as maximas e minimas na minha planilha e vou gerando meu acompanhamento de temperaturas daqui. Muitos ja sabem q janeiro é o mes mais frio, mas nada como um grafico para entender como é uma aventura extrema o dia-a-dia em um local onde chega a bater temperaturas polares.

Se olharmos as variacoes de temperatura durante o verao, elas nao acontecem da mesma forma como no inverno. Essas variacoes em poucos dias sao absurdas. Na madrugada do dia 13 (dia q fui demitido) a temperatura bateu -1 a meia-noite, e desde essa hora ela desceu... desceu e desceu, um grau por hora. Na meia noite seguinte ela estava em -25, e continuava descendo. No dia seguinte pela manha ela alcançou -32, e no dia seguinte -34.
Mesmo quando as temperaturas nao oscilam tanto quanto nesse dia da mais forte onda de frio das ultimas decadas, é visivel pelo grafico como as curvas de temperatura ficam mais "pontiagudas e altas" nessa época do ano.

Ja passamos da fase mais fria do ano e a curva das temperaqturas ja começa a mostrar que ja esta subindo. Ontem foi a vez do tempo pregar uma outra surpresa, desagradavel para essa época do inverno, que foi subir acima de zero a marca do termometro. Nada pior q a neve degelando por algumas horas, e ainda com a ajuda de uma chuva fininha e horas depois toda a agua se congelando novamente. Os escorregoes serao generalizados nos proximos dias. Estacionamentos ficarao perigosos p/ tombos ou pequenas batidas, sem contar q ainda existe o perigo de alguns carros ficarem atolados. Uma dor de cabeça agua nessa época. Se estamos no inverno o bom é sempre estarmos abaixo de zero. Se é para chover, que nao fique mais abaixo de zero e estara tudo bem :)

Pois é... em pleno carnaval quebequense, temperaturas positivas. O mundo anda mal.... Cada um de nós precisa se consientizar e começar a tomar mais atitudes em relacao a isso.

Lista de exclusao contra ligações de telemarketing

Eu ja havia lido a algum tempo sobre uma lista q o governo iria criar com todos aqueles clientes de operadoras telefonicas que nao quisessem mais receber ligacoes de telemarketing. Porem eu vi isso na TV e nao peguei a noticia desde o inicio. Desde entao fiquei com isso na cabeça e nunca mais ouvi ninguem falar sobre o assunto, nem a mídia, nem meus amigos ou na internet.

Esses dias atras resolvi praticar um pouco de google em frances e procurei sobre o assunto.

https://www.lnnte-dncl.gc.ca/index-fra

Nada mais desagradavel q alguem ligar p/ sua casa em um momento inoportuno, informando q vc "ganhou" um desconto p/ utilizar o plano de ligacoes internacionais p/ sei-la-onde a preço de banana.
- Mas eu nao quero... obrigado!
- Mas como o senhor nao quer? Vc ganhou !!
- Eu nao quero... obrigado!!
- O senhor me entendeu que ganhou?
- Eu nao quero... vou desligar!
- Mas o senhor teria como dar uma razao p/ nao querer???
- Eu nao uso telefone!!!

Mas um pouco eu teria dito q minha religiao é contra ligacoes q nao sejam feitas via skype.
Mas fica aqui a dica para aqueles q nao desejam receber ligacoes de telemarketing. As unicas excessoes de empresas que podem fazer um telemarketing ativo sao jornais, partidos politicos, e associacoes beneficientes reconhecidas no canada. Aqui em casa ultimamente so tem ligado pelo menos empresas vendendo assinatura de jornal, mas mesmo assim se aparece no identificador de chamadas algo como "ligacao de longa distancia", "identeificacao nao disponivel" ou algo estranho do tipo, nem atendo mais.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Temporada de renovaçao de Bail

Ontem recebemos nossa carta "renouvellement de bail".

Do q se trata?
Vou dizer a aqueles q ainda nao sabem. Acredito q quem esta querendo morar no Quebec ja tenha pesquisado q os contratos de aluguel dessa provincia "franco-lusitana" vencem todos no mesmo dia, 30 de junho. Assim os contratos seguintes sao todos iniciados dia 1 de julho, o famoso dia da mudança, uma verdadeira guerra onde uma imensa quantidade de gente na cidade se muda ao mesmo tempo. Bom p/ quem trabalha com mudanças q consegue gerar um agio enorme sobre os serviços, bom p/ quem quer tirar um dinheiro extra com sua carreta, mas mal... muito mal p/ quem precisa se mudar. Nao conheço um quebequense que tenha boas opinioes sobre a coisa mais idiota e insensata desse país. Passar esse dia é um exercício p/ a adaptação e uma prova de fogo p/ nossa tolerância.

Como funciona?
Se vc ja possui um contrato de aluguel ("le bail") vc recebe uma carta avisando de que o contrato vencera dia 30 de junho proximo e normalmente um pequeno aumento no preço do aluguel. No nosso caso a concierge a me entregou pessoalmente e assinei a lista de controle dela com a data do recebimento. Essa carta deve ser respondida em no maximo 30 dias, senão o contrato é automaticamente renovado. Se o locatario discordar do aumento do valor do aluguel, caso queira-se continuar com o contrato, deve ser enviada uma carta resposta em no maximo em 30 dias com a recusa do aumento e solicitando uma revisao do valor, explicando as razoes da recusa. Aí vira uma negociacao. No final dessa negociacao se o valor estipulado nao for do agrado do locatario ele pode recusar a renovação. Caso o proprietario nao envie a carta, é dever do locatario entrar em contato com ele solicitando a carta.

Mas... e a prática?
O q acontece na prática para quem mora aqui é q em fevereiro, época onde as cartas de renovação começam a ser enviada aos locatários, os proprietários ja começam a saber daqueles q respondem com mais rapidez se vai ter apartamento vagando em julho ou nao.
Assim, aqueles (como eu :) que nao darao continuidade ao bail ja devem começar a fazer o dever de casa e sair em busca do proximo apartamento.

Vc esta imigrando?
Entao lembre-se, se a ideia é pegar algo bom, fevereiro começa a aparecer as oportunidades. P ara aqueles que chegarao depois de abril a época das melhores ofertas ja terá passado, mas isso nao significa q nao encontrem boas oportunidades. Apartamentos sempre se acha, mas a cidade de Quebec é uma cidade com muitas construcoes velhas. Por fora podem ate parecer interessantes, diferentes do nosso padrao e por isso p/ alguns atraentes, mas por dentro a quantidade de detalhes as vezes cansa nossa paciencia. Se a/o concierge nao fizer um bom trabalho (olha nosso caso aí de novo!!) entao os problemas podem virar uma bola de neve.
No nosso caso, que chegamos em fevereiro, considero ter sido uma otima época p/ nós, porem nossos eventos naquela época nos fizeram tomar a atitude precipitada de pegar o apartamento onde estamos agora. Basta olhar o historico desse blog e notar a quantidade de posts que essa coisa ja rendeu.. e ainda renderá alguns mais.

Lista de espera
Ja estamos de olho em um apartamento aqui perto, que é um pouco mais caro, sem aquecimento incluso, mas a construcao tem o piso em concreto, o predio é mais bonitinho e proximo ao onibus 7 tb e tomada no estacionamentoooo!!! :D Ja o conhecemos desde o outono, quando nao tinhamos nada o q fazer iamos dando uma olhada em predios e regioes interessantes. Descobrimos um, fomos ao escritorio de locaçao no proprio condominio e conversando com a responsavel descobrimos q havia 2 disponiveis ali. Fomos visita-los e gostamos. Deixamos nosso nome na lista e ela de vez em quando liga p/ nos avisando q tera apartamento disponivel p/ tal data... Ja ligou 2 vezes.
Hj tb fui a Limoilou durante o dia e pude dar uma olhada melhor na regiao, maios precisamente no Vieux Limoilou. Até q a região tem varios predios e casas interessantes. O q achei mais dificil ali era q nao vi nenhum supermercado proximo como tem pela regiao de cá, mas isso tb pode ter sido pela volta rapida q dei. Tb precisaria pesquisar as linhas de onibus, pois quem é a sofredora no caso é a Anna. Pensei nela tendo de ir trabalhar todo dia, pegando onibus sei la a quantos quarteiros ou quantos onibus... e minha orelha esquentando todo santo dia de tanto q ela me xingaria, do fundo do coraçao...rs. Regiao legal, mas acho q no nosso caso nao daria certo, para o bem de nosso casamento.
O que importa é, se o primeiro apartamento nao for o dos sonhos, nao tem problema. Antes de chegar o inverno aproveitem p/ conhecer melhor as regioes e se houver lista de espera, é bom se inscrever, e de preferencia em mais de uma.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Empregos vão... empregos vem!

A vinte dias de completar um ano no Quebec fico sabendo q provavelmente chegarei a essa marca com a bagagem de 4 empregos no período. Hj recebi a ligaçao de uma das empresas q fiz entrevista p/ começar mais um emprego. Ainda nao é o emprego negociado com "o vizinho lá de baixo", mas o salario ja sera melhor q o q eu estava na Olympus, e dessa vez a coisa sera voltada a fabricaçao de lareiras.

Recapitulando rapidamente: cheguei no QC, virei embalador de doces, depois mudei p/ metalurgico, saí para um período de redirecionamento profissional e entrei na area de montador eletronico. Agora mais uma experiencia inusitada ... fabricante de lareiras!!! rs Vou ter história p/ contar p/ meus filhos...rs

Ja a Anna, chegou, começou como embaladora e devoradora de doces, mudou p/ camareira-escrava, mudou de hotel por alguns dias, e agora é "commis"... "commis um queijo".. "commis rabanete"... "commis tudo q tinha na frente". Ela como montadora de saladas lá no Le Jardin Mobile pode ficar comendo a vontade! Nada melhor p/ alguem q tem um paladar apurado como o dela. Nem leva mais almoço! Come verduras, legumes, frutas de varias partes do mundo, sempre acompanhado de queijo. De vez em quando o pessoal dos departamentos ao lado dela aparece com uns paes, presuntos, bacon defumando... etc... O bom é q tem comido mais coisa saudavel q o normal, e mesmo sempre de boca cheia ta emagrecendo! Ganha dinheiro, come bem...e ainda fica mais bonita pro marido?!?!? So faltava ainda sustenta-lo...ai eu diria q estou no paraiso, ja cancelava o negocio de voltar p/ a informatica e me dedicaria de corpo e alma ao video game e esqui :D

Enquanto nao começo lá nessa empresa, coisa prevista p/ dia 16/02, meu CV continua ganhando espaço na cidade, passando de maos em maos, e tb estou agitando o programa PRIIME com o Centre Local D'Emploi p/ dar uma força ao meu retorno a area. Quem sabe logo terei meu quinto emprego? Mas esse sera p/ ficar mais de ano, afinal cansa ficar pulando de galho em galho, além de nao contar pontos p/ empregador algum! Cansei de brincar disso. Quero logo minha BMW !!! :D

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quebec nos anos 40

Encontrei o blog http://chezlesprest.blogspot.com/ totalmente por acaso, e la encontrei uma serie de video-posts sobre Sao Paulo, Rio e claro... aprovincia de Quebec! Vale a pena dar uma consultada nesses videos.

A tour of the province of Quebec Canada in the 1940s.

Footage from this film is available for licensing from www.globalimageworks.com





Para quem quiser ver mais sobre o mundo como era antigamente...
http://ca.youtube.com/user/travelfilmarchive

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Um final de semana entre blogueiros

Não foi intencional, mas analisando depois q o final de semana passou podemos chama-lo de "o final de semana entre blogs".

Sexta-feira a Anna foi p/ uma reunião do clube da Luluzinha, uma noite só das mulheres. A Tati, ex-moradora do apartamento onde moramos organizou um encontro onde só entrava mulher, numa casa noturna aqui perto de casa. A Anna recebeu o convite de Miriam p/ ir lá, mesmo com a presença de alguem q nao nos quer por perto, e vice-e-versa. 3 ambientes, muitas "mulheres solteiras por uma noite" e muita bagunça. Lá a Anna conheceu melhor algumas "meninas" que ja havia conversado antes e outras q nunca havia ouvido falar. Mas ao voltar p/ casa comentou como foi... as cantadas q levou...etc, e entre uma historia e outra fui ligando os fatos. Tati? Era morena?! nao ? Era loura !!?!?! trabalhava em Banco? Ops... essa era outra!
Só sei q lá ela conheceu de uma só vez a Fran e a Tati, Acho q as detentoras do título de primeiros blogs de brasileiros na cidade. Me lembro que o q me levou a começar a escrever o "Choque-Térmico" foi justamente a falta de blogs de gente que morasse por aqui, afinal TODOS vao p/ Montreal, Toronto, Vancouver ou Alberta. Logo depois do inicio desse blog q lêem chegaram Franklin e Amanda, e algo proximo tb a Sandra Vicente, Marcelo e Tati e Alessandro BHZ p/ enriquecerem um pouco mais de infos de como é viver na capital da Nouvelle France.

No sábado, após chegarmos em casa de nossas andanças pelo Place Laurier, o shopping mais pop da cidade, recebemos uma ligação relampago do Patrick nos convidando p/ comer raclette. Nos arrumamos rapidinho e seguimos p/ completar o ciclo entre os blogueiros moradosres da cidade....rs. La estava os donos da casa Patrick e Valéria, e outros ja citados acima, Frankiln e Amanda que conhecia só por post em blog e de uma rapida conversa em um Dollarama.

Dentre todos os blogs publicos q conheço por aqui (7), faltou apenas Sandra Vicente e Marcelo "Marmé" para entrarem nessa tournée. Mas acho q de blog por um fim de semana ja foi mais do q suficiente...rs.

Nosso fim de semana q acabamos planejando gastar muitas calorias, acabou q ganhamos mais do q qq coisa!...hahaha... Muito bom! ;) Semana q vem a gente gasta o q ganhamos...heheheh.

PS: mancada! me esqueci de comentar sobre o blog do Eliseu (que nos falamos pelo telefone...ja q nao foi um encontro ao vivo...hahahah) e de nossa vizinha Letícia, que nos vemos todo santo dia praticamente, e p/ o do Jose Roberto e Camila, a familia q estamos num desencontro danado...rs. Sobe entao p/ 11 a lista blogs q conheço na cidade. Desses muitos ja estao inativos, mas logo teremos muitos outros para enriquecerem com seus pontos de vista de como é morar nesse patrimonio da UNESCO.