sábado, 23 de agosto de 2008

Osheaga... nao te esquecerei jamais

Ir a bons shows de vez em quando te reanima a voltar para o mundo da musica, caso tenha-o abandonado por causa da imigracao, trabalho ou outras prioridades. Vc se sente de volta a adolescencia, porem sem as crises de existencia... que maravilha, nao?!?!

No ultimo dia 3 foi minha vez de voltar umas 2 decadas no passado. Existia apenas uma grande razao de ir ao Festival Osheaga, e ela se chamava Jason Pierce, ou o mais proximo que eu poderia chegar de um show do Spacemen 3... um show dos restos mortais deste, o Spiritualized.

Comprei o ingresso pela internet (admission.com) a um custo que para mim era exorbitante, mas era o que tinha e paguei os 80 dolares para um dia apenas de festival. Recebi um numero de confirmacao e bastava apresentar um documento e o cartao de credito na entrada para retirar o bilhete. E o medo de ficar no preju?.... Deixei o medo de lado e fui! Na pior das hipoteses teria de encontrar um buraco na cerca e esperar alguem virar as costas....rs.

Ja dentro do Parc Jean Drapeau,com a Apoteose logo ao fundo (nada a ver com o RJ...pelo amor de Deus!) fiquei assistindo de longe, descansando as pernas para alguma eventual necessidade de ficar horas de pe esperando acabar os shows que passariam antes. Enquanto isso tb dei uma volta pelo espaço principal para ver onde era melhor ficar, som... vista... vendo se encontrava algum conhecido....etc. Notei que eram 2 palcos, um grande e outro nao tao enorme mas grandinho tb. Caberia alguns APs como o meu mesmo no menor. A duvida era, em qual deles seriam os shows q me levaram ate la? Quem tem boca vai a Roma! Fui praticar meu ingles... Ops... o frances quer sair! Engole!!! Um ingles enferrujado como fazia tempo q nao via serviu para descobrir que o palco menor seria o do Spiritualized. Ate ai era de se esperar, mas o do Stooges tb no pequeno?? Isso para mim foi surpresa. Os Stooges (Iggy Pop & Cia) para mim naquela noite era apenas um brinde, e que viria tarde ainda por cima.

Louis XIV
Cheguei l e uns tais de Louis XIV estavam terminando. Oba... menos uma!

Sleepercar
Acho q nem um minuto depois começou um tal de Sleepercar. Enquanto soava os primeiros acordes a multidao saia da frente do palco anterior e seguia para o palco ao lado onde havia começado o show seguinte. Organizacao boa!
Os tais Sleepercars eram bons, musica boa, afinados, tocavam bem.... mas eram "estado-unidenses", ou seja, vc sabe a hora q vai ter aquela paradinha do refrao e tals... Eu nao pego isso para escutar. Ignorei boa parte do show.

N*E*R*D
Os minutos seguintes foram de angustia para mim, tendo de escutar RAP... Um tal de N*E*R*D fez com q a multidao sem parar ficasse apontando o dedo indicador para cima, em movimentos que pareciam que estavam naqueles clipes de musica... tipo "yo...yo...yo...yo..." (sic).

Spiritualized

Quando a pequena multidao saiu da frente do palco que era meu objetivo de consumo para ir ao palco onde acontecia o tal discurso musicado com um loop, vio a oportunidade de ficar ali, no que eu chamo de "a turma do guarda-chuva", pois fica-se tao perto do palco q da ate para sentir os respindos da baba do cantor enquanto fala :) Acho q nunca fiquei numa posicao tao boa para ver um show.
Espera...espera... vontade de fazer xixi...espera...espera... ai que vontade de fazer xixi...droga! Fui rapidinho...e no que voltei, kd meu lugar? Roubaram... shit! Fiquei um pouco mais na frente...mas tudo bem, ainda estava encostado na grade.
Ainda apareceu uma doida de biquini la...nada a ver! Debaixo de um chuvisco chato e ela ali, achando q era praia... tsck tsck tsck... cada uma! So queria saber o q foi q ela tomou...
Sentado ali, com uns gatos-pingados que dava para contar com as maos que esperavam o show com o maior numero de decibeis no dia, comecei a trocar ideia com o pessoal para matar o tempo e nao prestar atencao nos "yo...yo...yo..." (grrrr)
Cansei de ficar sentado, levantei... vi se meu MP3 estava tudo ok para a gravaçao (uma gravacao piratinha baaaaasica!). Poucos minutos depois....



Acho q se alguem tirasse uma foto do meu rosto veria um sorriso estampado do inicio ao fim... como a maior parte das pessoas q estavam ali na primeira fileira. Ter sido furtado do lugar que eu estava antes de ir ao banheiro acho q foi otimo, pois eu fiquei exatamente na frente do Jason Pierce enquanto tocava.
O show durou uns 40 minutos, e me sentia oras num show de Jesus and Mary Chain, oras Live at Pompeii cos backing vocals do Dark Side of The Moon do Pink Floyd. Ceu e inferno... tudo ali, junto e balançando seus esqueletos. Nada de performance com seus instrumentos, nada de correr o palco pra la e pra ca, so musica e uma muralha de feedbacks. Isso é shoegaze!



A proximidade das caixas de som era algo que meus ouvidos ficaram me lembrando ainda um dia depois da volta... com um zunido q nao parava mais.
Quando acabou.... um japinha ou chines, sei la... apareceu com um sorriso maior q o meu...dando risada.... Bocejou umas palavras em ingles.... e eu "Ah??" Ele repetia e eu falava qq coisa, afinal o cara estava tao chapado q mesmo q eu entendesse e reponsesse algo nao teria importancia alguma. So sei q ele ria da guitarra q o Jason Pierce deixei enfiada no amplificador.

Metric
Putz... tive q engolir aquilo....

Sharon Jones & the Dap Kings
O que posso dizer é que do inferno subi ao ceu... bem ao estilo daqueles enterros da Louisianna, com musica e todo mundo dançando. Muito bom!!! Nao deixaram a peteca cair um segundo, e um show bem alto astral. Muito bom...


Cat Power
E la eu estava eu sentado, no alto do terreno inclinado do lado oposto da cena, escutando feliz e contente, ainda extasiado do Spiritualized, recuperando meus timpanos da surra q levou, quando acabou o show da Sharon Jones, e imediatamente tocou os primeiros acordes do show seguinte. O povo ainda se mjovimentando e notei... esse show seria BOM. Qaudno alguem de qualidade toca vc de longe nota. Me levantei, sem conhecer a turma e fui me aproximando. A cada musica me aproximava mais. Uma musica lenta, calma, densa.... nada de romance, nada de frescura. Rock de primeira, com identidade propria... A melhor surpresa do dia, sem duvida!








The Stooges

Fiquei na extrema direita do publico para assim q acabasse o show ja estar proximo da extrema esquerda do show do Iggy e Cia. A pausa entre um e outro foi de meia hora dessa vez. MAs ao chegar, la veio "a velhinha desvairada com a calça da Gang", com menos gas que no RJ, mas uma lenda viva em açao.
O show foi mais os dois primeiros discos, 1969 e Funhouse. Teve algumas musicas do terceiro e outras ineditas.

A algum ponto do show, Iggy Pop se voltou para a banda com um gesto de "parem e prestem atencao" e gritou "I wanna ride". O baterista começou a tocar e a banda ficou olhando com cara de "o que ele ta fazendo???" Iggy voltou para o baterista e gritou "eu disse I wanna RIDE!!!!!". A banda começou a rir, e o guitarrista ainda deu uma forcinha para a memoria do rapaz começando a tocar. O baterista com cara de "...mmmmmm..." ainda levou outra do Iggy "EU DISSE I WANNA RIDE ASSHOLES!!!!!!!!". A banda toda rindo da cara do baterista...e ai ele pegou no tranco.
Eu sinceramente estava so pensando em sair antes do show deles para ficar com a memoria dos feedbacks do show q me levou a gastar todo aquele dinehiro indo ate la, mas depois q o Stooges acabou de tocar notei q valeu a pena ficar ate aquela hora. A pena é q o MP3 nao gravou os shows de Cat Paower nem do Stooges... mas a gravacao do Spiritualized ta aqui!!! Yeah!!! XD

Era umas 9:30hs e assim q acabou o show voltei para a casa da turma que estava nos hospedando, a Soraia e Fabio, mesmo antes do show dos tais The Killers que todos tanto queriam ver. Levantamos o acampamento e pegamos a estrada para chegarmos ainda a 1:00h em casa, para no dia seguinte chegar com olheirqa no primeiro dia de trabalho.....hehehehehheh. Mas como valeu a a pena!! ;)

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

É por isso q escolhi essa cidade :D

Como o assunto aqui nos ultimos tempos tem sido diversao, coisa q para quem esta duro no inverno nao existe, esta nas linhas abaixo uma das razoes pq escolhemos a cidade de Quebec para viver.

Tudo começou com o que eu descobri hj ter sido um engano meu. No sabado passado, dia 16, houve mais uma "coisa" em comemoraçao ao aniversario da cidade. Houve uma apresentacao de dança, acrobacias e musica, entre outros estava Moby. Como ja notamos antes, assim como no BR quando tem coisa de graça por aqui o comparecimento é em massa, lota mesmo! Fomos eu e Anna mais um casal de mexicanos gente boa q conhecemos atraves da Jucilene e Arnaldo. Como o acesso com carro era vetado ao evento, la fomos nos pegar o onibus na Place d'Youville.

Primeiro desafio: o transporte: Demoramos 1 hora na fila para pegar o onibus, mesmo chegando um a cada 5 minutos. A fila seguia do ponto, virava a Saint-Jean, entrava pela cidade velha, subia a primeira direita, e ia ate a esquina da rua de cima que tb sai da cidade velha. Era chao! Conversa vai, conversa vem, nem vimos direito o tempo passar e logo entramos no onibus. Era uma viagem rapida, sem paradas e logo descemos. Era um local meio estranho, com uns vagoes de carga, proximo de umas usinas q pareciam ser de reciclagem de lixo, mas... era num espaço que parecia arrumadinho. Meio estranho mas ok...

Segundo desafio: entrar. Claro, revista na entrada para saber se a pirralhada estava ou nao com comida, alcool ou qq outra coisa suspeita. Utilizando uma tecnica q vi na Discovery, onde diz q o movimento lateral das massas que tentam entrar ou sair por um espaço reduzido é mais rapido, la fomos nos pela lateral direita. Dito e feito, rapidinho estavamos la dentro, mesmo com a massa central mal tendo andado.

Terceiro desafio: assistir. Impossivel na hora que chegamos... tivemos de nos contentar com um maldito telao. Ah...sim.,. chegamos tarde e perdemos a apresentacao que o pessoal queria assistir... mas eu ...nao...rs. Ficamos enrolando para assistir o Moby, mas o ambiente nao estava legal. Entao... go home!

Quarto desafio: voltar. E toma mais confusao para pegar o onibus de volta. Mesmo com a policia tentando arrumar a entrada do onibus nao estava muito ordenado o negocio nao. Solucao? Voltar a pé!

Enfim cheguei onde queria... a tal da razao do post.
Era um caminho q jamais tinhamos feito fosse no Rio, Sao Paulo, Joao Pessoa, Brasilia... ou qq cidade que ja tivessemos morado, ainda mais pegando um trecho sob uma autoestrada a altas horas da noite e quase sem ninguem, somente com outros perdidos voltando a pe pelo mesmo caminho, e uns raros ciclistas (a 1 da madrugada!!!). Nos sentiamos tranquilos andando naquela ciclovia, mesmo quando atravessamos a tao mal falada regiao de Limoulou, andando entre fabricas, residencias, uma area sem vigilancia...mas vigilancia para que?? A caminhada durou no total uns 40 minutos entre o local do show e a Gare du Palais (estacao de trem da Via Rail), andando tranquilamente mesmo a Anna tendo de ir trabalhar no dia seguinte de manha.
Durante a caminhada fui me lembrando do processo de imigracao, da viagem de 2006 enquanto eu olhava a minha nova cidade :) Deu um prazer de estar a pe, debaixo do viaduto, andando na penumbra com os amigos, SEM MEDO!!!!!! Estou feliz pela minha escolha.... Com certeza ficaremos por aqui eternamente ...ou uns 5 anos, ou q vier primeiro :))))))

domingo, 17 de agosto de 2008

Taxa extra de internet

Acompanhar as contas do dia-a-dia acredito ser uma coisa que todos deveriam fazer, mas nem sempre fazem. Quando recebi a ultima fatura da BELL (telefone e internet) notei um custo extra q ainda nao consegui identificar a razao deles. Um valor de 6 dolares na fatura anterior, e outra vez um valor extra de 25 dolares agora. Nao ha nada relacionado a ligacoes fora da cidade, nenhuma taxa por fazer nada de diferente. A unica coisa q me restou foi... a internet.

Uma assinatura de internet como a minha da direito a um volume mensal de dados equivalente a 60 gigabytes. 1 DVD de filme tem 4GB ou 8... Se vc excede esse total, paga por isso. E como saber se excedi ou nao? Aha!!!! Te peguei!!!!

Recorri ao google, mas minhas buscas nao estavam muito impolgadas e eu nao estava acertando as palavras-chaves para fazer uma busca de um programa q fizesse estatisticas de download. Recorri ao Leo para ver se ele conhecia algo, e.... ele me enviou um link onde encontrei o MZL Traffic Statistic (http://www.trafficstatistic.com/). Fiz o download e estou o usando, afinal ele é freeware.

Agora vem a pergunta, mas 60gb nao é suficiente nao ??? Pode ser, mas para quem usa programa P2P como Kazaa, eMule, DC++, SoulSeek isso pode acabar com sua cota mensal num piscar de olhos, mesmo q vc nao baixe filmes (meu caso). O fato de vc deixar o computador ligado sem fazer nada ja gera um pequeno trafego, insignificante, mas gera. Se usa Skype... vai aumentar, youtube...ai ai ai, eMule.... devora!
Como mudei minha forma de utilizar a net, ainda estou nos 14gb desde o inicio do mes, mas isso mal tendo feito download esse mes!
Caso sintam q cifras estranhas estejam aparecendo em suas contas de telefone/internet, fica aqui a dica.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Atualizando as fofocas

Reta final do calor
Notei a poucos dias atras uma coisa q me deixou feliz: os dias estao ficando mais curtos!! O sol estava se pondo por volta das 20:20hs, e so notei esse encurtamento no dia pois era 20:00hs e ele ja havia sumido. Em 2006, quando vim a passeio durante o mes de setembro, peguei temperaturas no inicio da viagem de 25 graus e 13 mais proximo do final. Como atualmente nossa diversao esta longe das lojas de shopping centers e compras se resumem a supermercado, temos notado que em alguns destes q frequentamos ja estao vendendo roupas de frio. Havia pensando que estavam meio adiantados, mas nao!!! O frio esta logo ali.... a poucas semanas de nos!!! :D

Emprego novo
Comecei no meu terceiro emprego aqui no Canada, agora com um emprego mais tranquilo, porem nao menos temporario. A diferneça esta q neste o nivel de escolaridade entre os funcionarios é maior, a educacao tb, e o sotaque??? MUITO mais tranquilo. Nada como trabalhar com mulheres... inclusive estou num verdadeiro harem! So tem mulher trabalhando comigo...rs, e uma sapatao. Sim.... sem concorrencia eu iria estagnar....rs. Ok..ok...sou casado, estava esquecendo disso. :P Vamos pular a parte do harem.... As mulheres sao bem educadas, tirando a sapatao q parece ter problemas com o sexo masculino, mas o mundo nao é perfeito e continua girando.
Meu trabalho agora é na Olympus, como montador de.... sei la o q. Ate agora nao tenho a minima ideia do que fazem com as peças q faço. Sei q sao equipamentos de analise nao destrutiva, como sondas, ultra-sons e coisas do genero, porem nao sao para a area de saude, e sim para a area industrial. So sei disso... O trabalho é bem idiota, porem é muito minuscioso, por isso estou adorando, pois o negocio la nao é a pressa e sim a perfeiçao em faze-lo. Como meu sonho era ser um protozoario qualquer, meu cerebro fica descansando enquanto brinco de educaçao artisitica.

Atividades pessoais de final de verao
Ahhhhhhhhh... como tem sido bons esses dias :D Nao tenho parado em casa, enfim! No final de semana pasado fomos para Montreal, debaixo de chuva. A Anna ficou de papo com a Dani e Hamilton que chegaram a pouco mais de uma semana, deu umas voltas em Montreal enquanto eu delirava no show do Spiritualized. Post exclusivo sobre o festival saira amanha.
Fomos no sabado e voltamos no domingo, 2 horas e meia de viagem debaixo de chuva, estrada muito boa, mesmo com trechos em manutencao, nao vimos uma patrulha rodoviaria sequer, entao... 120 era a velocidade media dos carros, mesmo o limite sendo de 100km/h.
Visitar Montreal foi recarregar as razoes pq nao escolhemos a cidade para morar. Nao q tenha sido traumatica a visita, mas depois de 6 meses morando nessa cidade de interior aqui chamada Quebec, visitar uma metropole com cara de metropole nao me trouxe saudades. Continuo preferindo morar como caipira mesmo :)

Durante esta ultima semana chuvosa semana recebemos nossa segunda visita. A primeira foi o Fabio e Soraiaa duas semanas atras, agora foi um amigo que conhecemos na nossa primeira reuniao de "futuros imigrantes" em primeiro de abril de 2006, o Victor (Quero ir para o Quebec-Orkut, Canada Immigration-Yahoo, BrasilQuebec.com). Ficamos uns dias dando umas voltas por alguns cantos da cidade que ele ainda nao conhecia, e outros q nem eu tb. Fomos a Village Vacances Valcartier, Vieux Quebec, entramos no Chateau Frontenac, tiramos as fotos obrigatorias nas Chutes Montmorency, fomos ate meu futuro bairro... um tal de Lac Beauport... e so ficou faltando passarmos em Mont Sainte-Anne para fechar o pacote, mas ficou para a proxima.
Na ultima saida que fizemos, eu Anna e Victor, fomos ao Moulin a l'Image, no Vieux-Port, uma das apresentacoes comemorativas dos 400 anos da cidade. O negocio encheu tanto....mas tanto... que acabou q a Anna nao conseguia ver A MAIOR PROJECAO DO MUNDO!!! O negocio é enooooorme, projetado sobre um moinho, ou se preferirem varios silos de armazenamento de graos, do outro lado da marina do porto da cidade. A Anna com seus 1,58 nao consegui ver nada. Teve de se contentar em voltar para assistir em outra oportunidade, pois a barreira humana era algo instransponivel para ela.
Ontem, segunda-feira, sob chuva la fomos nos, aditantados em 2hs para o mesmo local, desta vez com os amigos Jucilene e Arnaldo (curitiba), a recem chegada e ja empregada Ana Paula (SP-MT-RJ), mais os mexicanos Sandra e Sabastian. Sob uma chuva chata q nao parava de cair e ficava fingindo parar, ficamos la praticamente sozinhos, tirando uns velhinhos q ja haviam chegado e montado suas cadeirinhas portateis, mania por aqui. O tempo foi passando e o negocio foi enchendo... enchendo... enchendo a ponto de quase parecer o dia anterior. Mas desta vez, ela conseguiu ver tudo, do inicio ao fim, com lugar privilegiado. Segundo ela so faltou a pipoca.
Muito legal a animaçao. Cerca de 50 minutos de imagens, animacoes, videos mostrando as lembranças da historia da cidade e por consequencia do pais. Eu achava q seria meio sem graça mas me surpreendi com a imaginacao, qualidade da projecao, das musicas e do som tb. Caixas Bose espalhadas por todo o velho porto. Alguns momentos lembrava pink floyd, jethro tull... muito bom e o visual meio psicodelico. O momentos da invasao inglesa foi mostrado com imagens de vitrais de igrejas, sendo quebrados ao som de tiros, e tudo sendo tomado pelo fogo. Logo as fases da criacao da bandeira inglesa. Como a ideia nao era nacionalismo, acho q ser lembrado foi o suficiente. Outra coisa bem lkembrada e que nas duas apresentacoes tirou risos de todos foi .....a chuva! Agora da para entender pq tem tantos lagos por aqui. O q é dificil de entender é como ainda tem terra aqui....rs
Na saida ainda quase fui atropelado por um onibus... mas sobrevivi, eu e os mexicanos... Em programa de turista acabamnos entrando demais no clima e nem notamos q o guarda havia sinalizado para nao atravesarmos junto com o grupo que ja estava no meio da rua, e fomos... fomos fazer a besteira de atravessar a rua... na frente do onibus... tsck tsck tsck. Acho q estou ficando desacostumado de viver em cidade grande....heheheh.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Festival Osheaga

É... a moleza esta acabando. Viver sendo sustentado pela esposa tem causado muita inveja aos meus amigos homens, e acho que andaram colocando olho gordo no meu prazer de fazer absolutamente naaaada...rs. Resultado, agora vou ter de trabalhar... :(
Mas claro, antes do trabalho, o lazer!!!

Osheaga vai rolar
Vai acontecer nesse final de semana um festival de musica (rock) chamado Osheaga, no parque Jean-Drapeau em Montreal. Vou exclusivamente para assistir Stooges e um grupo mundialmente desconhecido chamado Spiritualized. Esse grupo é parte remanescente do Spacemen 3, grupo psicodelico da decada de 80 que na minha humilde opiniao foi um dos mais originais das decadas 80 e 90. Como nao tenho como ver o Spaceman 3 e nunca mais terei, so me resta ver o que restou de uma das minhas bandas prediletas de todos os tempos.
Abaixo estao tres videos, dois da epoca do Spaceman 3, bem quando tudo começou, depois um do primeiro disco do Spiritualized. Alem dessa banda, o lider Sonic Boom tb possue outra banda chamada Spectrum... muito boa tb. Mas se vc ainda nao tomou seu acido hj, esqueça de apertar o play para ver e escutar os videos abaixo... :)








O show do Stooges eu ja vi no RJ, no festival Claro que é Rock, na cidade do rock em 2005, junto com Nine Inch Nails, Sonic youth, Flaming Lips...etc, e vale a pena, mesmo Iggy Pop estando mais desvairado q nunca. É so ignorar ele rebolando com sua nova calça da Gang o tempo todo la no palco q ta tudo tranquilo... A musica é otima!

Ainda vai rolar Booka Shade, mas nao sei se terei como dar uma conferida, afinal vai começar bem no meio do Spiritualized.